Atualmente, o uso da madeira é indispensável para se produzir vários itens como móveis, laminados, estacas, vigas, objetos de decoração, tábuas, celulose, biomassa, instrumentos musicais, na construção civil, além de muitas outras finalidades.
A madeira comum é o tipo mais usado para a confecção destes materiais uma vez que possui valor comercial mais baixo, um crescimento rápido e ainda não existe quantidade suficiente de madeira nobre para suprir a demanda do mercado atual.
As embalagens de madeira tem como função armazenar, proteger e transportar diversos produtos, como frutas, verduras, legumes, flores e garrafas de vidro. É um material muito utilizado por suas propriedades mecânicas e físicas, conhecido por sua alta resistência, protegendo o conteúdo de impactos sofridos durante o transporte. Além disso, pode ser facilmente empilhada e possui baixo custo de produção, podendo ser facilmente manuseada e trabalhada, e gerar outros produtos como painéis de madeira compensado e reconstituídos de madeira, como OSB, MDF e MDP. Os gêneros de árvores mais utilizados para a produção de embalagens são Pinus e Eucalyptus, porém pode ser encontrado no mercado embalagens de Carvalho, usualmente utilizadas para a fabricação e armazenagem de bebidas..